CURSOS DE CAPACITAÇÃO

Cálculo em Estruturas Metálicas

estrutura.png

CURSO DE CÁLCULO EM ESTRUTURA METÁLICAS

O curso CÁLCULO EM ESTRUTURAS METÁLICAS - PROJETOS & APLICAÇÕES  é voltado para os profissionais de engenharia, projetistas, bem como aqueles que querem aprimorar seus conhecimentos para ingressar nesta área que se encontra em total expansão no país.

Vale lembrar que o cálculo de estruturas metálicas não está presente somente em edificações, como galpões industriais e edifícios residenciais e comerciais. Ela se faz presente também nas embalagens metálicas para contenção e transporte de peças, mezaninos de indústrias que suportarão equipamentos de produção, passadiços para pedestres entre edificações, suportes de linhas de transmissão, apoio de equipamentos e maquinário industrial, agrícola, de mineração e petrolífera entre outras aplicações.

O Curso é dividido em dez módulos, onde o participante irá aprender a calcular e projetar estruturas metálicas de forma didática, prática e direta, tendo total domínio do que está sendo executado.

Esse conhecimento é extremamente importante, tanto para o profissional que faz uso de softwares, quanto para aqueles não usam essa tecnologia. Identificar se o software fez o cálculo corretamente, evita a aquisição de material desnecessário, isso faz toda diferença no custo da obra! 

Instrutor: Fernando Campos de Resende - Técnico em manutenção de aeronaves pela POLIMIG, Engenheiro Mecânico pela  PUC MG, com Especialização em Estruturas Metálicas pela UNICID; mais de 20 anos de atuação em indústrias do setor metal mecânico (Produção / Serralheria / Métodos e Processos); Projetista e Calculista de Estruturas Metálicas desde 2016.

Período: 27/09 a 17/11/21, segundas e quartas-feiras, de 19h00 às 22h15 (50 horas).

Local: Rua Prof. Osvaldo Franco, 90 - oitavo andar - Centro de Betim (MG) 

Conteúdo:

Módulo 1: Introdução à Estruturas Metálicas 

Conceito e aplicação das estruturas; Definição de aço; Tipos de aço; Propriedades do aço; Diagrama tensão X deformação; Perfis estruturais; Propriedades geométricas dos perfis.

Módulo 2: Introdução ao projeto e cálculo de estruturas metálicas 

Estados Limites de Serviço e Estados Limites últimos – NBR8800/08 Majoração e linearização de cargas; Conversão de unidades para facilitar consultas a tabelas; Exercícios.

Módulo 3: Esforços devido ao vento nas edificações (NBR6123) 

Velocidade básica do vento, velocidade característica e pressão dinâmica; Fatores de Redução S1, S2 e S3; Coeficientes Aerodinâmicos Externos (Cpe) e Internos (Cpi); Aberturas dominantes; Apresentação do software gratuito Visual Ventos; Exercícios.

Módulo 4: Barras tracionadas 

Dimensionamento de barras submetidas à tração; Área bruta e área líquida; Exercícios.

Módulo5:  Barras Comprimidas 

Dimensionamento de barras à compressão; Cálculo de resistência das barras comprimidas; Exercícios.

Módulo 6: Barras Flexionadas 

Tipos de flambagens;;Dimensionamento de barras flexionadas; Deslocamentos máximos; Verificação de flechas; Cálculo do momento resistente; Exercícios.

Módulo 7: Ligações Soldadas 

Principais Processos: Eletrodo Revestido, MIG, MAG e TIG; Simbologia de Soldagem; Dimensões mínimas e máximas dos filetes de solda; Cálculo da Resistência das soldas em diversos casos; Exercícios.

Módulo 8: Ligações Parafusadas 

Ligações por contato; Ligações por atrito; Tipos de Parafusos (ASTM A 307, ASTM A325 e ASTM A490); Dimensionamento por contato;  Dimensionamento por atrito; Exercícios.

Módulo 9: Bases de pilares 

Componentes das bases de pilares; Materiais para chapas, Chumbadores e Nervuras; Fabricação e acabamento; Dimensionamento de chumbadores (Diâmetro e profundidade ancorada); Dimensionamento de Chapas de base com e sem enrijecedores pelo AISC; Exercícios.

Módulo 10: O cálculo 

Concepção das estruturas; Cálculo de pórticos treliçados e em alma cheia; Aprender a estabelecer carregamentos na estrutura; Combinações de cargas em ELS e ELU; Apresentação e uso de softwares gratuitos e planilhas para auxiliar nos cálculos; Análise dos esforços atuantes; Determinação dos perfis a serem utilizados; Verificação do perfil mais econômico.

Uso de Softwares LIVRES (sem custo adicional) – o aluno deverá apenas trazer notebook.

  • Projetar galpões e mezaninos, utilizando Normas Técnicas apropriadas, visando segurança das instalações e otimização de materiais;
  • Projetar galpões e mezaninos, utilizando Normas Técnicas apropriadas, visando segurança das instalações e otimização de materiais;
  • Modificar edificações já existentes, para melhor aproveitamento de espaços;
  • Periciar avarias em construções de estruturas metálicas, identificando soluções apropriadas para sua manutenção;
  • Elaborar Laudo Técnico de edificações em estruturas metálicas;
  • Projetar embalagens metálicas para contenção e transporte de peças, passadiços para pedestres entre edificações, suportes de linhas de transmissão, apoio de equipamentos e maquinário industrial, agrícola, de mineração e petrolífera.
fernandoFernando Campos de Resende
Técnico em manutenção de aeronaves pela POLIMIG, Engenheiro Mecânico pela PUC MG, com Especialização em Estruturas Metálicas pela UNICID; mais de 20 anos de atuação em indústrias do setor metal mecânico (Produção / Serralheria / Métodos e Processos); Projetista e Calculista de Estruturas Metálicas desde 2016.

- Ensino médio completo
- Levar notebook

Da 1° a 10° inscrições - R$197,00
A partir da 11° inscrição - R$297,00

Para outras formas de pagamento preencha o formulário abaixo:

Entre em contato para receber: 

* Valores
* Datas
* Horários