A IMPORTÂNCIA DE UM SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE

A AULA QUE VOCÊ ASSITE HOJE FOI PENSADA EM 1910... O QUE FAZER?

As organizações vêm buscando, a cada dia, formas e métodos que se tornem diferenciais competitivos no mercado. Nesta busca, os esforços são voltados para a realização de um sistema produtivo organizado, que utilize de forma consciente e ordenada seus recursos, padronize seus métodos e saia com um perfil de vanguarda perante a visão dos consumidores de seus produtos e serviços.

Um Sistema de Gestão de Qualidade torna-se essencial para atingir as metas supracitadas. Utilizada como ferramenta de crescimento, a implantação desses Sistemas traz:

*padronização e controle dos processos

*previsão de falhas em potencial

*viabilização da medição da eficiência

*verificação da eficácia das ações tomadas

Dessa maneira, ela objetiva o foco específico na satisfação do cliente e na melhoria contínua dos processos.

Deming (1990), um dos gurus da gestão pela qualidade, tem uma visão mais profunda sobre a real necessidade de aplicação da técnica, que vai além dos ganhos quantitativos de clientes. Ele explica que as organizações não devem se limitar a atrair clientes e vendas apenas, elas precisam permanecer em serviço.

Esse Sistema proporciona segurança à Alta Direção nas tomadas de decisões, pois através das diretrizes apontadas nas análises de performance verificadas e auferidas nos indicadores de desempenho e qualidade, tais deliberações tendem a ser precisas e confiáveis. Ademais, podemos destacar que tal Sistema também pode ser definido como um conjunto de elementos interligados, integrados na organização, que trabalham coordenados para estabelecer e alcançar o cumprimento da política e dos objetivos da qualidade, dando consistência aos produtos e serviços para que satisfaçam as necessidades dos seus clientes.

É possível classificar as empresas que decidem adotar um Sistema de Gestão de Qualidade em dois grupos: no primeiro grupo podemos colocar aquelas empresas que necessitam de uma implantação exclusivamente focada na obtenção de uma certificação, baseada em normas, somente para legitimação externa, ou seja, para atender a algum órgão governamental ou a um cliente específico. No segundo grupo podemos alocar as organizações que implantam um Sistema de Gestão de Qualidade para legitimação interna, ou seja, para a melhoria de seus processos, de suas operações e otimização dos seus recursos tendo como consequência um Sistema certificado, consistente e qualificado.

Com a implantação de um Sistema de Gestão bem sucedido, os clientes passam a respeitar e reconhecer a seriedade e competência da empresa e a confiar em seus produtos.

As organizações que buscam atender requisitos de normas que abrangem programas diversificados como segurança e saúde, meio ambiente e responsabilidade social, além da qualidade, podem optar por um sistema único através de um sistema de gestão integrado. Esse tipo de sistema de gestão enobrece e diferencia a organização no mercado, fazendo com que ela consiga demonstrar na prática, que além de atender requisitos e padrões de qualidade, também se preocupa com questões de saúde, segurança e bem-estar de seus colaboradores, com a preservação do meio ambiente e possue responsabilidade perante a sociedade.

Nesse caso, integrar um sistema significa unificar os vários requisitos de mais normas de sistemas de gestão em um só sistema abrangente e que trará como benefícios:

  • Redução de documentos e instruções em duplicidade;
  • Redução de custos com treinamento e auditorias;
  • Economia de tempo de realização de análises críticas pela direção;
  • Redução de conflitos entre a gestão dos sistemas;
  • Melhoria no desempenho organizacional;
  • Clareza e eficiência da comunicação.

Um Sistema de Gestão da Qualidade não é somente juntar documentos, muito mais que isso, representa a prioridade no atendimento às necessidades do negócio de forma simplificada e eficiente, fazendo jus ao real significado da palavra “qualidade”.

Juliene Rosa de Carvalho
Juliene Rosa de CarvalhoProfessora da Ecotec

Vamos Conversar?

Categoria: