A importância do técnico em segurança do trabalho

A importância do técnico em segurança do trabalho

Cada vez mais as empresas buscam profissionais qualificados no mercado de trabalho, exigindo sempre experiência na área de atuação e principalmente conhecimento técnico adquirido através de cursos de todos os tipos.

O técnico em segurança do trabalho é o profissional que atua dando suporte à organização e implementação da política de saúde e segurança no trabalho nas organizações, sejam de pequeno, médio ou grande porte.

Quando fazemos uma busca sobre as principais exigências que as empresas fazem para a contratação de um técnico em segurança do trabalho, notamos que as que mais se destacam são:

  • participar da elaboração e implementação política de saúde e segurança no trabalho (SST);
  • realizar auditoria, acompanhamento e avaliação na área;
  • identificar variáveis de controle de doenças, acidentes, qualidade de vida e meio ambiente;
  • desenvolver ações educativas na área de saúde e segurança no trabalho;
  • participar de perícias e fiscalizações e integram processos de negociação;
  • participar da adoção de tecnologias e processos de trabalho;
  • gerenciar documentação de SST;
  • investigar e analisar acidentes e recomendar medidas de prevenção e controle;
  • atuar conforme definição da Política do Sistema de Gestão Ambiental;
  • assegurar o atendimento aos objetivos e metas do sistema de gestão Integrada aplicáveis à área;
  • realizar as tarefas conforme definido nos controles operacionais;
  • sugerir melhorias nas atividades do setor;
  • alertar a sua chefia / responsáveis, quando observar não conformidades;
  • trabalhar de acordo com as normas do Sistema de Gestão Integrado e Segurança do Trabalho.

E então surge a dúvida: como um profissional pode ser capaz de cumprir tantas exigências? A resposta é bastante simples: aprimoramento!

A partir do momento que o técnico em segurança do trabalho aprimora os seus conhecimentos em sua área de atuação, a sua entrada no mercado de trabalho é facilitada.

A especialização através de cursos é importante para melhorar o currículo e dar mais uma bagagem ao profissional. É muito importante que antes de fazer algum curso, o profissional pense em onde pretende atuar. Os cursos devem servir para a melhora da sua colocação na referida área de atuação.

Abaixo, seguem algumas sugestões de cursos indicados para os técnicos em Segurança do Trabalho, além, é claro, de cursos de aperfeiçoamento nas Normas Reguladoras em vigor.

CNH – carteira nacional de habilitação

O setor de segurança do trabalho da maioria das empresas é composto apenas pelo técnico de segurança. Muitas vezes este profissional precisa visitar filiais, levar pessoas acidentadas ao hospital e várias outras situações que demandam a condução de automóveis, sendo indispensável a CNH.

Curso de informática – É um dos cursos extra curriculares mais  básicos e importantes.

Será utilizado pelo técnico de segurança do trabalho na elaboração de PPRA, elaboração de banners, planilhas, placas de sinalização. Temos que aprender utilizar o computador para várias coisas além das redes sociais.

Primeiros Socorros – este curso auxilia não somente na atuação do técnico em Segurança mas na sua vida em todos os âmbitos.

Curso de inglês – se pretende concorrer a vaga de trabalho em multinacionais ter um curso de inglês é básico. O curso de inglês também auxilia na interpretação de textos e palavras inseridas no contexto da profissão.

São inúmeros os cursos que poderão ser feitos para seu aprimoramento pessoal, desde aplicados na empresa ou de seu interesse próprio. Segue mais alguns exemplos: curso de formação de CIPA, curso de brigada de incêndio, curso de gestão integrada, gestão de projetos, curso como falar em público, e- Social e NR's específicas como NR 10 e NR 35.

A área de Segurança do trabalho faz forte ligação com a área ambiental. Então qualquer curso na área agregará muito valor no currículo. Na ECOTEC o curso técnico em Segurança do Trabalho tem dupla certificação em Meio Ambiente, uma oportunidade para aumentar suas chances de empregabilidade.

Telma Fernanda Alves
Telma Fernanda AlvesProfessora da Ecotec

Vamos Conversar?

Categoria: